quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hoje vou descrever um sonho que realizei esta semana !!!!! ARREBENTOU

Após realizar dois cursos sobre produção de cerveja caseira fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa, e pesquisando na net observei que havia um mundo de dúvidas sobre a arte cervejeira.

Até que conheci, por acaso, dois individuos que revelaram o verdadeiro mundo cervejeiro passo a passo, com dicas que ninguém entrega de bandeija. Bom, tudo começou quando encontrei o blog BREJA DO BREDA repleto de literatura de fácil entendimento; até aí tudo bem, o legal foi que no Hospital onde trabalho, Fernando um amigo meu, disse que conhecia o elaborador do blog, e que era seu amigo de infância, então nós começamos a manter contato por e-mail e retirar dúvidas sobre cervejas, o Fernando se interessou também e acabou entrando de cabeça nesta empreitada como meu sócio. Mas chega de lero lero, as duas pessoas que realmente fizeram a diferença e mostraram que cervejas especiais são possíveis de serem feitas em casa sem muita dor de cabeça e com uma qualidade de dar inveja são:  Marcelo Henrique Breda e seu sócio Rivaldo (RIVA).
Esses sim, depois de também bater muito a cabeça na parede atrás de informações hoje fazem no mínimo por brassagem 100 litros do precioso néctar. É DE ARREBENTAR O PAU DA VIOLA!!!!!
Fui convidado a acompanhar uma brassagem dos mestres, onde fiquei maluco, podendo apreciar todo o processo, desde a moagem do malte até a pasteurização de garrafas enriquecidas com o líquido dos deuses.
Abaixo uma breve descrição do que presenciei e fiz:

•    Processo completo da brassagem;
•    Dicas de temperatura e rampas pra melhor eficiência do mosto final;
•    Aferição e controle de densidade com direito a aula sobre possíveis erros e correção;
•    Recirculação do mosto;
•    Transferência para panela de fervura onde é feita a lupulagem de amargor e aroma com dicas essenciais para produção;
•    Whirlpool e separação do trub quente;
•    Resfriamento e transferência para o fermentador, com dicas de como não contaminar sua breja;
•    Fermentação processo completo;
•    Maturação dicas importantes;
•    Engarrafamento e priming;
•    Pasteurização.

Mas não se enganem porque por trás disso tem muito mais dicas e macetes que ninguém te conta, e os caras dão uma aula de dar inveja, pura sabedoria!!!  Não é para menos, no dia da brassagem fizemos 100 litros de Hefeweizen sem dificuldades, acertando os parâmetros da receita de primeira. Isso quer dizer que sou pé quente?  rsrrsrrsr...brincadeira os caras dominam tudo.
Depois de transferir a cerveja para o  fermentador começamos a fazer o priming com açúcar invertido para  a fermentação secundária nas garrafas de stout que já estavam em final de maturação, realizamos também a pasteurização de outras garrafas de stout que já estavam em processo de maturação avançado e finalizamos com a higienização do equipamento.
Foi um dia inesquecível com direito a fotos, filmagem e degustações durante o evento, onde apreciamos dois estilos de cervejas criadas pelos nossos amigos: Foreign Stout e Irish Red Ale.
Vejam as fotos das brejas abaixo, é de dar água na boca.
grande cervejeiro - tudo sobre cervejas, nacionais e importadas

 Da uma olhada nesta Stout não esta parecida com uma outra cerveja comercial ? Preste atenção no creme e na carbonatação fazendo esta linda imagem parecer uma pintura. Bom se ja associou com a outra breja deve ter notado a semelhança, mas esta Stout não é uma Lager e nem é nitrogenada como a comercial , e muito menos segue o mesmo estilo, somente são parecidas pois como já degustei as duas é incontestavél a superioridade desta Stout tendo um complexidade impar, creme denso e super persistente de cor chocolate liberando todo o aroma herbáceo nubreante da erva. Paladar com notas de café, toffe e chocolate tudo muito bem equilibrado com um amargor suave no retrogosto tornando esta breja deliciosa com exelente drinkability...QUERO MUITAS NA MINHA GELADEIRA !!!

Tem mais!!!! Meu sócio e eu tomamos coragem e compramos o kit B&R que os nossos amigos Breda e Riva estão montando. O kit tem capacidade mínima para 100 litros de breja por brassagem, será um grande desafio para nós.
E os mestres nos deram ainda uma Hands-on com Brassagem, Fermentação, Engarrafamento e Pasteurização, ou seja, na nossa primeira brassagem eles vão dar acessoria total; quer mais que isto?. Agora é só começar a fazer nossa breja, que alias já tem até nome, mas isso será uma nova história.

Link pra ver todas as fotos abaixo:

PROSIT !!!!!!

Nenhum comentário:

 
grande cervejeiro - tudo sobre cervejas, nacionais e importadas

Copyright 2010 "Grande Cervejeiro tudo sobre cervejas especiais , artesanais, nacionais e importadas".

Theme by Grande cervejeiro.
Ricamatosoli by Templates.